top of page

A Importância da Celebração na Meditação: o grande presente que Osho nos deixou

Uma das grandes belezas que Osho trouxe para a Meditação foi uni-la com a Celebração. Alegria, dança, música, beleza. Tudo isso podem ser qualidades ao meditar, sem que a gente precise recorrer à sisudez.


E isso faz toda a diferença. A Meditação, na visão de Osho, é um caminho em paralelo com o Amor: traz preenchimento interno, traz plenitude. O Amor passa a ser um estado de presença, assim como a Meditação.


E por isso, a grande diferença das Meditações Ativas do Osho com todas as outras formas de Meditar: celebrar. Esse é um dos grandes presentes que ele nos deixou.



"Celebração é a base da minha maneira de viver – não a renúncia, mas regozijo. Alegrem-se com todas as coisas belas, com todas as alegrias, com tudo o que a vida oferece, porque essa vida é um dom de Deus.


Para mim, vida e Deus são sinônimos. Na verdade, vida é uma palavra muito melhor do que a palavra "Deus". Esta é apenas uma expressão filosófica, enquanto a vida é real, existencial. A palavra "Deus" existe apenas nas escrituras. É uma palavra, uma simples palavra. A vida está dentro de você e fora de você – nas árvores, nas nuvens, nas estrelas. Toda essa existência é uma dança da vida.


Ame a  vida. Viva a sua vida totalmente, se embreague com o divino através da vida. Estou em grande amor com a vida, eu ensino celebração. Tudo tem que ser comemorado, tudo tem que ser vivido, amado. Para mim, nada é mundano ou sagrado. Tudo é sagrado, desde o degrau mais baixo da escada para o mais alto dos degraus. É a mesma escada: do corpo à alma, do físico para o espiritual, do sexo ao samadhi – tudo é divino!"


- OSHO -





OSHO is a registered trademark of Osho International Foundation, used with permission, www.osho.com/trademarks Some material used here (text excerpts) is Copyright © OSHO International Foundation, www.osho.com/copyright

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page